O que é Web Analytics?
Inteligência Digital no seu Negócio
Definição
Web Analytics é o processo de coleta, medição e análise de dados da web para entender e otimizar o uso de um site, blog, página de captura, aplicativo, e-commerce, entre outros.
Simplificando, é uma forma de conhecer o comportamento dos visitantes em sua plataforma online.
Se você tem um site, uma loja online ou qualquer tipo de presença na web (internet), Web Analytics é a ferramenta que vai permitir que você colete dados, como de onde seus visitantes estão vindo, quais dispositivos eles usam para acessar sua URL, quais páginas estão visitando e por quanto tempo estão ficando.
O objetivo final é fornecer insights que você possa usar para melhorar a experiência do usuário e atingir seus objetivos de negócios, sejam eles aumentar vendas, captar leads, reter e qualificar clientes ou qualquer outra coisa.
E com as tecnologias atuais “gratuitas” como Google Analytics 4, Google Tag Manager (GTM) e Google Looker Studio, as possibilidades são quase infinitas em termos de o que você pode rastrear e analisar.
Tendo feito esta breve introdução, vamos analisar de forma básica o funcionamento destes sistemas.
Como funciona Web Analytics?
Entender o funcionamento do Web Analytics é como aprender a ler um mapa digital do comportamento dos seus visitantes.
O processo começa com a coleta de dados.
Isso é feito através da inserção de um pequeno código de rastreamento nas páginas do seu site, uma tarefa que ferramentas como o Google Tag Manager (GTM) e o Google Analytics 4 (GA4) tornam simples e eficiente.
A principal função do Google Tag Manager (GTM) é concentrar a gestão de tags e pixels (sistemas de detecção de dados de terceiros) em um só local, permitindo a documentação e criação de variáveis em camadas de dados e a utilização de sistemas de disparo padrão ou personalizados.
Já no GA4, os dados coletados são processados e disponibilizados em uma variedade de relatórios que permitem o acompanhamento em tempo real, e trazem informações sobre o ciclo de vida dos usuários (aquisição de tráfego, engajamento, monetização e retenção) e atributos como tecnologia utilizada para acesso, sistema operacional, origem (dados demográficos) e muito mais.
Alguns dos relatórios mais relevantes para empresas incluem o “Relatório de Origens de Tráfego”, que mostra de onde os visitantes estão vindo; o “Relatório de Comportamento do Usuário”, que oferece insights sobre como os visitantes interagem com o site; e o “Relatório de Conversão”, que mede a eficácia das suas campanhas online.
Esses dados, por sua vez, podem ser armazenados em um banco de dados como o BigQuery.
Sem nos esquecermos da importância do Google Looker Studio nesta equação.
O Looker Studio pode ser conectado ao GA4, permitindo que você extraia dados relevantes para criar Dashboards personalizados às necessidades da sua empresa.
Isso oferece uma visão mais precisa e simplificada, transformando números brutos em informações acionáveis de forma fácil e dinâmica por gráficos, tabelas, caixas, medidores e filtros.
O principal objetivo com a implementação é compreender métricas relevantes para a sua estratégia de marketing, visando gerar um ciclo contínuo de melhoria e otimização de investimentos na atração e relacionamento com sua audiência.
Você já viu uma Dashboard? Quer conhecer uma Dashboard na prática? Clique aqui.
Por que minha empresa deve se preocupar com Web Analytics?
Em um mundo cada vez mais digital, de negócios cada vez mais digitais, entender o comportamento online dos seus clientes não é mais um luxo, mas uma necessidade.
Web Analytics oferece uma série de vantagens que podem transformar a forma como você faz negócios. Vejamos algumas delas:
Conhecimento do Cliente
Entender quem são seus clientes, de onde vêm e como interagem com o seu site é crucial para qualquer estratégia de negócios.
Relatórios detalhados do Google GA4, por exemplo, podem oferecer insights profundos sobre o comportamento do usuário, e você pode compreender, por exemplo, que a maioria dos seus leads cadastrados:
– vem do estado de São Paulo;
– são Homens de 25 a 54 anos;
– 68% por sistema operacional iOS;
– possuem principalmente interesse em “Notícias e Política” e em “Mídia e Entretenimento – amantes de filmes”.
Interessante, certo?
Você pode separar diferentes Dashboards com diferentes acessos a comunicações que vão interessar o time que gerencia os anúncios online; outra para os produtores de conteúdo para redes sociais e blog; outra visualização para a equipe de gestão e tomada de decisões (sócios ou gerentes).
As possibilidades são diversas e, desta forma, cada setor tem acesso a um fluxo de dados de interesse.
Todo investimento precisa ser monitorado.
Com a utilização de web analytics, é possível cruzar dados e compreender a eficiência do seu funil de vendas, antecipando movimentos ou reajustando rotas pela identificação de GAP’s.
Por exemplo, se a sua empresa investe em publicidade em plataformas como Google e Facebook com o objetivo de captação de leads, você pode monitorar a origem de cada usuário que acessa determinada Landing Page, além de acompanhar os custos por clique de saída, visualização de página, reprodução de vídeo (se existir), CPA (Custo por Ação/Aquisição de cadastro) e muito mais.
Logo, além de proporcionar dados concretos para ações direcionadas, ainda é possível identificar indicativos de problemas na sua infraestrutura digital, analisando por exemplo, o que chamamos de “Connect Rate”, isto é, se você tiver uma taxa muito alta de perda de tráfego entre cliques de saída de campanhas do Youtube Ads para a visualização da sua página de destino, esta página pode estar lenta demais, soando um alarme para a equipe de desenvolvimento averiguar.
Se a sua empresa possui um site ou uma página de captura e não tem uma estrutura minimamente profissional em web analytics, vocês podem estar perdendo dados importantes e oportunidades de testar novas estratégias e comunicações.
Principalmente se o negócio investe em tráfego pago. Caso precise de ajuda neste sentido, conte conosco.
Nós, particularmente, já conseguimos elevar taxas de conversão entre 15 a 25% em processos de consultoria, somente com implementações em web analytics, sem solicitar um real a mais de investimento em anúncios online.
Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) em Web Analytics
Este assunto é extenso e depende muito do seu negócio, do que você vende e sobre os “passos” que normalmente o seu cliente dá durante a jornada de compra.
Mas de maneira análoga ao que abordamos no conteúdo onde explicamos o que é tráfego pago, aqui em web analytics você também precisa definir os seus indicadores de desempenho.
Somente assim será possível mensurar o avanço (ou retrocesso) das estratégias de marketing dentro de um período selecionado (mês a mês, por exemplo).
Se você tem um e-commerce por exemplo, é fundamental entender o volume de faturamento, custo por inicialização de checkout, custo por seção iniciada, entender quais produtos estão tendo um maior volume de negociações, etc.
Se a sua empresa possui um blog como estratégia de inbound, é preciso entender quais posts mais são acessados, qual a taxa de cadastros na “news letter”, qual o engajamento dos visitantes e o número médio de conversões por usuário.
São estas métricas, os Indicadores Chave de Desempenho (KPIs), que irão nortear todas as ações de manutenção ou correções de rota no planejamento.
Como Implementar Web Analytics no Meu Negócio?
De forma direta e prática, a implementação passa por 3 estágios básicos:
1 – reconhecimento da infraestrutura e planejamento do que será mensurado;
2 – escolha das ferramentas, instalações e documentação;
3 – análise, manutenção e melhoria contínua.
1 – Reconhecimento da infraestrutura e planejamento do que será mensurado
Como dito anteriormente, cada empresa pode ter uma infraestrutura digital diferente, e cada infraestrutura pode solicitar especificidades na hora da instalação de ferramentas como o Google Tag Manager e o Google Analytics 4.
O seu site foi feito em WordPress? Wix? “Código Puro”? Você possui um e-commerce V-Tex? Ou você quer implementar a análise de dados em um aplicativo mobile?
Após o reconhecimento e a investigação sobre os métodos de instalação das ferramentas, é preciso definir e documentar o que chamamos de “Plano de Mensuração das Conversões”.
Isto é, o que será medido no seu site e qual a ordem de relevância entre estes dados.
Assim será possível estipular toda a lógica necessária para a fase 2.
2 – Escolha das ferramentas, instalações e documentação
Agora, após a primeira etapa concluída, é hora de buscar o cadastro e instalação das ferramentas necessárias. Nós aqui, utilizamos basicamente, os recursos do próprio Google, como GTM, GA4, GSC, Looker Studio, afins.
Mas precisamos reforçar que a depender da sua necessidade e volume de dados a serem coletados, processados, armazenados e apresentados, ferramentas adicionais podem ser necessárias, como:
Entre outros.
3 – Análise, manutenção e melhoria contínua
“Nada é para sempre”, já ouviu isto em algum lugar?
Pois é, aqui não seria diferente.
Depois de todos os passos percorridos, ferramentas instaladas no código do seu site (ou aplicativo), tudo configurado e testado (debugado), é hora de manter um acompanhamento constante.
Além da manutenção por sí só dos sistemas, com toda a certeza as necessidades, produtos, serviços, tecnologias do seu negócio também mudarão com o tempo.
Novos colaboradores, novas empresas prestadoras de serviço podem “chegar e partir”, e é preciso manter a operacionalidade da sua inteligência digitial.
Fique muito atento ao fornecer acessos a estes recursos, mesmo a colaboradores e sempre que tiver dúvida, contacte um profissional.
Só pra você que leu até aqui, temos um presente.
Se você ou alguém do seu time quer aprender sobre Web Analytics ou qualquer outra tecnologia dentro do Ecossistema Google, recomendamos os cursos gratuitos da Skillshop.
Concluindo
Web Analytics é mais do que apenas uma coleção de números e gráficos; é uma ferramenta estratégica que pode transformar o seu negócio.
Ele permite que você entenda o comportamento do visitante, otimize a experiência do usuário e, mais importante, tome decisões baseadas em dados.
Vimos o que é Web Analytics, a base de seu funcionamento, ferramentas e 3 pilares práticos de implementação.
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato! Vai ser um prazer falar contigo.
Para terminar, quero reforçar que para se ter resultados satisfatórios em marketing digital, é preciso que você também esteja atento a elementos como a relevânca de se fazer anúncios online (Tráfego Pago), a inovação forte proporcionada por sistemas que usam inteligência artificial (IA) e como a comunicação e o copywriting podem mudar o seu jogo de vendas e aquisição de leads (Copywriting).
Logo, conte conosco se quiser ir mais rápido, com mais qualidade e em menos tempo.