O que é Tráfego Pago?
Anúncios Online
Definição
Tráfego pago é o (fluxo) de usuários da internet que você direciona para o seu site ou página de destino através de anúncios online.
Ao contrário do tráfego orgânico, que é obtido naturalmente através de mecanismos de busca ou redes sociais, o tráfego pago é uma maneira de “comprar” visitantes, mediante a alocação de espaços publicitários em sites, redes sociais, aplicativos, etc.
Precisa de ajuda ou quer contratar serviços de Tráfego Pago? Clique Aqui.
Imagine a Internet como um imenso Shopping Center, com muitas pessoas circulando ao mesmo tempo. O Tráfego Pago consiste na compra te monitores, telas e banners, espalhados neste Shopping, com uma mensagem da sua empresa, direcionando potenciais compradores direto para a sua Loja.

Por quais motivos minha empresa deve investir em anúncios online?
Investir em tráfego pago oferece uma série de vantagens que podem ser decisivas para o sucesso da sua estratégia de marketing digital:
Resultados Mais Rápidos
Ao contrário de estratégias orgânicas, que podem levar meses para dar frutos, o tráfego pago oferece resultados quase imediatos. Assim que sua campanha entrar em funcionamento, seus anúncios já vão começar a aparecer para o público selecionado, podendo trazer contatos, leads e vendas, no mesmo dia.
Plataformas de anúncios online oferecem uma vasta gama de opções de segmentação, permitindo que você alcance seu público-alvo com precisão.
Você pode escolher o gênero (se você vende maquiagens, pode excluir homens do seu público-alvo), idade, localização geográfica, comportamentos (como usuários que acessam plataformas por determinado tipo de aparelho, que são empresários, etc.), se seus clientes potenciais são casados, se viajam com frequência, se eles tem curso superior, entre muitas outras possibilidades.
A Segmentação Detalhada é um dos principais fatores que levam os anúncios online (tráfego pago) a apresentar muito mais resultado e rastreabilidade do retorno sob investimento quando comparados com mídias convencionais de comunicação em massa como rádio, jornais ou TV.
Com tráfego pago, você tem total controle sobre quanto quer gastar, podendo ajustar seu orçamento de acordo com os resultados obtidos por dia, semana ou mês.
Assim, é possível reduzir verbas em períodos de baixa no seu fluxo de caixa, investir mais para trazer ainda mais vendas em períodos estratégicos (como natal, dia das mães ou afins), ou fortalecer a sua marca aparecendo consistentemente para as pessoas na sua região de atendimento.
Os relatórios disponibilizados pelos gerenciadores de anúncios permitem a total visibilidade sobre os investimentos em campanhas por período, por público selecionado e por anúncio (forma de comunicação utilizada).
Esta flexibilidade permite testes com eficiência, o que nos leva a investir mais no que dá certo e melhorar ou interromper estratégias que não estão funcionando dentro da característica de cada projeto.
Como o Tráfego Pago Funciona?
Como mencionado, o funcionamento basicamente consiste em comprar espaços publicitários online em locais como o Instagram, Facebook, Youtube, Google, entre diversas outras possibilidades.
Assim, é possível desenvolver um anúncio sobre um serviço ou produto da sua empresa e apresentá-lo a potenciais consumidores, de acordo com a plataforma que melhor serve ao seu modelo de negócio.
Mas, assim como você, existem diversas outras empresas que também querem aparecer para as pessoas online. Você mesmo se depara com diversos anúncios online todos os dias, não é mesmo?
Então, como esta concorrência funciona?
O funcionamento básico do tráfego pago envolve um sistema de leilão.
Nesse leilão, os anunciantes dão lances para ter seus anúncios exibidos para um público específico.
Dependendo da plataforma, os anúncios podem ser cobrados por clique (como a rede de pesquisa do Google – PPC – Pay Per Click) ou por mil impressões (como na rede social do Instagram – CPM – Custo por Mil).
Entretanto, ganhar o leilão não depende apenas do lance, isto é, da quantidade de dinheiro que você está disposto a investir.
Plataformas como o Google Ads também consideram a relevância e a qualidade do anúncio.
Isso significa que um anúncio bem feito e relevante para o público-alvo pode, às vezes, superar um lance mais alto de um anúncio de qualidade inferior.
O Foco está sempre no cliente, no internauta.
Entregá-lo a melhor experiência e uma publicidade que, além de ser compatível com a sua pesquisa ou com o seu perfil consumidor, realmente seja relevante e tenha um conteúdo de qualidade, que corresponda a sua expectativa e o ajude a resolver um problema.

O Tráfego Pago é um dos Elementos
Quando falamos sobre captar potenciais clientes online (leads), ou sobre vendas, ou sobre promover mais downloads do nosso aplicativo (e os exemplos são muitos), precisamos compreender que o tráfego pago é um dos elementos (e não o mais importante).
A ideia é que o tráfego pago atraia visitantes para o seu site ou página de destino, mas ainda temos que converter esses visitantes em clientes.
Portanto, a aquisição de tráfego deve ser acompanhada por outras estratégias de conversão e retenção.
Precisa de ajuda ou quer contratar serviços de Tráfego Pago? Clique Aqui.
Um dos problemas mais comuns com falta de resultados, que encontramos em nossas consultorias, é a falta de uma boa oferta ou uma comunicação que não está sendo assertiva.
Não quero entrar aqui em detalhes específicos sobre como criar campanhas de sucesso, pois envolvem elementos que mudam drasticamente de acordo com o seu segmento de negócio.
Isto é, vender sanduíches localmente para clientes, atraindo-os pelo Instagram (por exemplo) é diferente do processo de vendas que envolve um imóvel (ou um serviço de estética, ou um produto digital).
Todavia, o básico é ter uma boa oferta com elementos que despertem a curiosidade e o interesse do seu cliente, com um elemento diferenciador da sua concorrência (frete mais rápido, garantia extendida, desconto na segunda compra, cash back, etc.); uma página compatível com a comunicação do seu anúncio e um processo comercial preparado para fechar e recuperar o máximo possível de negócios.
Quanto eu devo Investir em Tráfego Pago?
O montante a ser investido em tráfego pago pode variar significativamente dependendo de diversos fatores, como o tamanho do seu negócio (momento da sua empresa), os objetivos da campanha e o público-alvo que queremos alcançar.

O investimento mensal não deve ser estipulado com achismos, pois ele pode ser insuficiente para resultado (neste caso o melhor é se preparar melhor financeiramente) ou demasiado para o início dos trabalhos (gasto desnecessário).
Conte com um profissional para analisar este investimento junto com a sua empresa, assim é possível mensurar e controlar riscos, ter métricas de referência e implementar melhorias necessárias.
Isto reduz sua curva de aprendizagem e melhora seu retorno sob investimento.
Muitas plataformas de publicidade oferecem flexibilidade para ajustar o orçamento em tempo real com base no desempenho da campanha.
Além disso, é crucial monitorar métricas como o custo por clique (CPC) e o retorno sobre o investimento (ROI) para avaliar a eficácia do seu gasto.
Como começar a fazer Tráfego Pago?
O primeiro passo é definir qual produto ou serviço anunciar.
Aconselhamos aqui começar com o que “naturalmente” já vende mais no seu negócio (produto/serviço com tração).
Depois disto, definir qual o seu real objetivo com estes anúncios e a plataforma onde você irá anunciar (Google Pesquisa, Youtube, Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, etc.).
Fazer uma pesquisa de mercado para entender e quantificar a sua verba de investimento, tendo em mente um período mínimo de constância, que pode ser uma semana, um mês, noventa dias, etc.
Definir suas métricas, isto é, como você vai avaliar e conferir se a sua campanha está dando certo ou está dando errado?
Assim damos os primeiros passos no Tráfego Pago.

Existem diversos vídeos em canais do Youtube de acesso gratuito, ensinando como fazer anúncios online para cada plataforma que você possa pensar em escolher.
Apesar disto, tenha em mente que você como líder, terá que encontrar tempo e disponibilidade para se dedicar a aprender e aprimorar uma nova habilidade (isto vai te demandar tempo e energia), está sujeito a erros que podem atrasar seus resultados e trazer prejuízos financeiros.
Todo novo começo é assim.
Ninguém aprende uma nova habilidade como uma arte marcial, tocar um instrumento ou adquirir uma nova técnica (como anunciar online) sem dedicação e anos de experiência.
Concluindo..
Tráfego Pago é o movimento de usuários dentro da internet após interagirem com anúncions online, que os direcionam a uma página específica, ao cadastro em um sistema, compra de um produto/serviço, ao download de um aplicativo, entre diversas outras possíveis ações valiosas (as quais chamamos de conversões).
O Tráfego Pago é um Investimento que aumenta a visibilidade da sua marca, traz mais oportunidades de negócio e te permite validar estratégias com muito mais velocidade, se comparado ao Tráfego Orgânico.
Finalizando este assunto com chave de ouro, quero reforçar que para se ter resultados satisfatórios, é preciso que você também esteja atento a elementos como a sua comunicação (Copywriting), aos dados gerados pelos anúncios (Web Analytics) e a tecnologia que deve ser usada de ponta a ponta (Inteligência Artificial).
Logo, conte conosco se quiser ir mais rápido, com mais qualidade e em menos tempo.
Precisa de ajuda ou quer contratar serviços de Tráfego Pago? Clique Aqui.