Exiba toda a jornada na mesma plataforma..
Use o Instagram para exibir ao seu público fotos, vídeos, carrosséis que demonstrem as etapas básicas que envolvem a compra do seu produto ou a contratação dos seus serviços..
Toda “Jornada” geralmente passa por 4 etapas básicas: [1] a pessoa conhece a sua empresa; [2] a pessoa entende o que você vende; [3] a pessoa te considera e compara outras soluções no momento de comprar; [4] a pessoa compra de você.
Estas fases devem ser trabalhadas com conteúdos diferentes, numa estrutura que nós, do marketing, chamamos de Funil.
Eu não vou entrar em detalhes sobre isto aqui, mas tenha em mente que a sua empresa precisa [1] ser descoberta; [2] conscientizar e mostrar que tem uma boa solução; [3] ofertar para vender; [4] mostrar a opinião de quem comprou.
Vamos ver rapidamente alguns detalhes muito importantes..
Diferenças e Como gerar conteúdo para:
Nesta etapa inicial, o objetivo é aumentar a visibilidade da sua marca e atrair a atenção de potenciais NOVOS clientes.
Use comunicações amplas, fale de problemas (ou dores) comuns que o seu produto resolve, busque despertar a curiosidade (principalmente).
Participar de tendências, usar reels e colaborar com influenciadores do seu nicho também podem ampliar seu alcance.
Após atrair a atenção, é hora de educar e nutrir seu público com informações valiosas sobre como sua marca pode resolver seus problemas ou atender às suas necessidades.
Aqui, conteúdos como dicas úteis, tutoriais, webinars e lives no Instagram ajudam a construir autoridade e confiança.
Faça parcerias (collabs), mostre certificações, use cross channel (referências a outros canais de comunicação, como Youtube, etc.).
Jogue Luz sobre as vantagens da sua solução, do que ela pode ter, ser, sentir, usar, etc. Ainda não é venda!
Programe e controle a frequência do seu Pitch de vendas. O exagero pode afastar a audiência e você perde conversão.
Destaque os benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço, utilizando CTAs (Call to Actions) eficazes que direcionem para a compra.
Fale sobre garantias, fretes, unboxing (geração de desejo), parcelamento, bônus, brindes, descontos, programas de fidelidade, etc.
Saiba como a sua concorrência faz, e faça melhor!
O pós-venda é essencial para fidelizar clientes e gerar recompra.
A maioria das empresas acha que o processo termina na venda, e pelo contrário, é aí que ele começa!
Mostre como sua empresa se preocupa com a satisfação do cliente após a venda.
Compartilhe conteúdos sobre suporte, feedbacks positivos e histórias de sucesso de clientes.
Isso não só reforça a confiança na sua marca, mas também incentiva novos clientes a avançarem na jornada de compra.
1. Faça Conteúdo que Funciona de Verdade!
Vamos “chover no molhado” e reforçar um aspecto que a maioria de nós já sabe: Tem que produzir conteúdo.
A sua produção de conteúdo deve ser voltada para a orientação do seu potencial cliente.
Quais problemas ele tem?
Quais problemas ele tem e (talvez) não sabe que tem?
Tudo é relacionado com o universo do seu potencial cliente..
Mas não é um conteúdo superficial, por favor, precisamos sair do que todo mundo “já faz”. Vou dar um exemplo prático!
Imagine que você possui uma auto-escola..
Seus potenciais clientes vão querer saber:
- • Dia do Caminhoneiro
- • Aniversário da Cidade
- • Funcionário do mês
OU eles podem achar mais interessante saber:
- • 5 Formas de Controlar a Ansiedade no dia do exame (benefício)
- • Quanto pode ganhar um motorista particular? (curiosidade - transição de carreira)
- • Como não perder a Carteira Provisória? (pós-venda)
Não estou falando que o “dia do Caminhoneiro” não seja relevante, mas TODAS as outras auto-escolas vão estar fazendo posts com o mesmo assunto.
É preciso pensar em como gerar valor (e percepção de valor) de verdade, o que vai fazer com que um usuário da rede social pare para te ouvir e, se possível, COMPARTILHE aquele conteúdo com algum outro contato potencialmente interessado.
Isso é sobre relevância na sua comunicação.
O melhor a fazer é se organizar com o departamento de marketing, buscar uma consultoria (podemos te ajudar, claro ;D), direcionar um colaborador para executar um planejamento de conteúdos (linha editorial).
Não precisa ser nada sofisticado.
Precisa ser útil e feito com base no que os seus clientes eventualmente já buscam na internet, aplicar pesquisas de satisfação ou buscar por canais famosos no Youtube que falam sobre estes tópicos de interesse (ler o que as pessoas estão comentando abaixo dos vídeos).
Você pode (deve) fazer Benchmarking (estudo de concorrência), usar ferramentas como o Answer The Public, entre várias outras opções.
2. Explore posicionamentos, principalmente o Reels
O Reels foi um último posicionamento desenvolvido dentro da plataforma, lançado em 2020, mas que mesmo agora em 2024 continua apresentando uma boa distribuição e retenção dos olhares dos usuários.
O Reels, de acordo com a própria plataforma, tem uma média de 140 bilhões de reproduções todos os dias, dentro do Facebook e Instagram.
Por usar de vídeo, o posicionamento favorece histórias que podem ser contadas em 60segundos ou até 15 minutos.
Utilize os formatos de vídeo MP4 ou MOV (Apple) na proporção vertical (9:16). Se quiser saber todas as recomendações da plataforma Meta Facebook, clique aqui.
Eu novamente venho a reforçar o que vejo com resultados práticos: constância amplia, com o tempo, a sua entrega orgânica (vamos falar mais abaixo sobre anúncios e impulsionamentos).
Que seja um Reels por dia, ou 4 ou 1 por semana.
Faça o que a sua empresa consegue entregar com qualidade, neste momento, mas execute com consistência!
O que falar nesse Reels, Felipe?
Seja criativo, mostre bastidores, curiosidades, seja divertido, mostre respostas estratégicas a dúvidas da Audiência..
Lembre-se as pessoas estão no Instagram pra se divertir, se informar, acompanhar o que está acontecendo no mundo..
Aliás..
Verifique novidades, trends (assuntos em “alta”), o que está sendo falado na internet e aproveite para “surfar” estas ondas.
Estes conteúdos tendem a ter uma entrega orgânica acima da média e podem trazer mais visibilidade pro seu negócio.
Mas por favor, tenha MUITO CUIDADO!
Evite posicionamentos políticos, religiosos, ou quaisquer tópicos que possam ferir o seu posicionamento (Branding) e que possa trazer associações negativas com a sua marca.
Use os Stories e Posts para Feed com igual regularidade. Trabalhar múltiplos conteúdos eleva a distribuição orgânica da sua comunicação.
3. Esteja atento a sua Bio (tenha um Link)
A primeira coisa que o usuário vê, quando acessa o seu perfil, é a sua biografia no Instagram.
Faça uma análise da concorrência, de empresas que já estão no “próximo” nível que você quer chegar, “tire” ideias, se inspire e não COPIE JAMAIS.
Fica difícil eu dar recomendações que possam servir para qualquer negócio aqui, mas deixe SIMPLES de entender o que você faz.
Você (sua empresa) ajuda as pessoas a conquistarem o que?
Obterem quais resultados?
Você já ganhou um prêmio notável?
É referência em algo?
Tem algum número que faça sentido elucidar?
Aconselho não exagerar no uso de Emojis, se isto não tem relação com a sua comunicação. Pondere entre o extremamente sério e a falta de credibilidade.
Tenha um link.
O mercado está se profissionalizando, é preciso que a sua empresa se preocupe com a experiência do usuário online, em facilitar métodos de contato, de apresentar a sua empresa e a sua solução.
Ainda não tem um site?
Ok..
Talvez não seja o momento e nem faça sentido ter um site institucional.
Mas tenha uma página de captura (landing page) que fale sobre a sua empresa, eu não vou entrar em detalhes sobre isto aqui, mas você pode ter uma mudança drástica de resultados na internet com alguns procedimentos simples.
Se informe!
4. Aproveite a Visibilidade dos Destaques
Junto com a sua Bio, os destaques ficam visíveis e servem para agrupar conteúdos relevantes dos stories em uma ordem que deve ser estratégica.
Você tem provas sociais e depoimentos de clientes satisfeitos? Destaque!
Tem uma série de fotos e vídeos explicando e mostrando detalhes do seu produto / serviço campeão de vendas? Destaque!
Tem uma produção de conteúdo que ajuda seu público a obter uma determinada conquista (small win) e com isto, talvez, uma “isca” de captura de leads? Destaque!
5. Use o Engajamento ao seu favor
Ninguém curte uma conversa que só “um fala” (chamamos de monólogo).
Use todos os posicionamentos e conteúdos possíveis para estimular a participação do seu público.
Provoque, quando for favorável, com bom senso.
Nos stories, use elementos de interação (deslize, curtida, voto, etc.), incentive respostas no DM.
Quanto mais seu público engajar, mais o Instagram tende a entregar o seu conteúdo, e principalmente, mais você entende desejos e necessidades da sua audiência.
6. Não adianta (quase) nada, se não tiver Visibilidade
Aqui eu preciso ser sincero, com uma metáfora que eu uso sempre..
Imagina que você seja uma mulher, se arrumou toda, foi ao salão, comprou um vestido novo, sapatos novos, bolsa nova, está linda e perfumada..
Você tem que ser vista, certo?
Faz sentido essa produção toda, pra ficar sentada, vendo TV, em casa e sozinha?
Isto vale pro seu conteúdo: você teve trabalho, pesquisou, desenvolveu, gerou a arte, editou o vídeo, desenvolveu título, descritivo, #’s, revisou, e tudo mais..
E vai deixar tudo pra ser entregue no orgânico?
Ainda mais no Instagram?
Uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil e foco de dezenas de milhares de anunciantes?
Use tráfego pago!
Você precisa distribuir seu conteúdo, ter VISIBILIDADE.
Não consegue contratar um gestor de tráfego ou agência agora?
Aprenda a usar o impulsionar.
Aprenda você (ou alguém da equipe), no passo a passo, teste, erre, ajuste, mas não deixe de anunciar.
Você não vai conseguir ter competitividade de mercado, trabalhando só organicamente.
7. Entregue alguma coisa GRATUITAMENTE
Se, para o seu negócio, fazer sentido captar leads, isto é, contatos de potenciais interessados no seu negócio, tenha algum conteúdo gratuito de VALOR para entregar a sua audiência.
Novamente, não faça um PDF raso ou um conteúdo “qualquer”..
As iscas digitais influenciam sim a percepção de valor do usuário com a sua marca.
Eu falo com experiência..
Até a nossa última contagem, já ajudamos empresas em mais de 26 segmentos de mercado diferentes..
Mais de 40 consultorias aplicadas..
Uma isca digital que passa a impressão de que poderia ser um acesso pago, e é disponibilizada ao lead com um contexto bem feito e tem uma chamada pra ação (CTA) clara, dá MUITO MAIS RESULTADO.
Se você precisar de ajuda com o desenvolvimento de iscas digitais, clique no botão de atendimento do WhatsApp que está em algum lugar desta tela, e teremos prazer em te ouvir e ajudar.
Conclusões
Captar clientes pelo Instagram exige mais do que apenas presença, demanda uma estratégia cuidadosamente planejada que ressoe com seu público-alvo em cada etapa de sua jornada.
Você, sendo empresário, sócio, gerente, já deve ter pensado “rede social não dá resultado, é vitrine, ok, mas não vende, a conta não fecha“.
E você provavelmente está certo(a), por que tem feito do jeito errado.
Ao focar em conteúdo autêntico e relevante, explorar as funcionalidades dinâmicas do Instagram como Reels e Stories, e engajar genuinamente com sua comunidade, você construirá uma base sólida para o crescimento.
Lembre-se, a chave para o sucesso está na constância, criatividade e na escuta ativa das necessidades e desejos de seus clientes.
Não existe resultado “da noite pro dia” e a internet não vai retroceder.
Ter um posicionamento e um fluxo web, envolvendo site, páginas, iscas digitais, conteúdo, SEO, vendas online e etc. não é mais um aspecto facultativo e “do futuro”.
A hora é agora..
Conte conosco.
Forte abraço!