Um milagre?
A realidade em que você se vê e compartilha só está desta forma e “estável” por aspectos muito sutilmente exatos que envolvem a densidade de campos eletromagnéticos e interações de campo gravitacional..
Assim como da interação entre vários elementos que constituem as moléculas e que foram de alguma forma “cozinhados” por estrelas que colapsaram e espalharam seu conteúdo no universo para a formação de novas estrelas..
Por milhões (e milhões) de anos..
Quaisquer (mínimas) diferenças, fariam com que tudo fosse absurdamente estranho ou simplesmente não estaríamos aqui para observar nada..
O que resta da realidade “estável” que você consegue perceber, na verdade devido ao comportamento atômico (que constitui basicamente o seu corpo e tudo que te cerca), se desfaz e se remonta por completo bilhões de vezes por segundo..
A matéria em si não é visível (depende da luz) e a repulsão de campos elétricos faz com que nada jamais toque realmente em coisa alguma..
Você simplesmente está em um planeta de um sistema solar que está dentro de uma galáxia das bilhões que constituem o universo (como acreditamos que conhecemos)..
Você vê o céu azul, mas ele não é realmente azul..
Você enxerga a água também azul, e ela não é realmente azul..
O espaço como você conhece (exterior ou atômico, micro ou macro) é muito mais constituído de NADA do que de “matéria” em si..
Você é praticamente cego dentro do que o ser humano enxerga no espectro eletromagnético (menor que 0,003%), e também escuta uma frequência muito restrita de ondas sonoras (menor que 0,002%) dentre as totais e possíveis no seu ambiente..
Todavia, o seu corpo é o que existe de mais sofisticado nos aparatos bioquímicos que temos notícia..
E mesmo assim, a ampla maioria dos seus pares (os outros) nasce, cresce, reproduz e morre sem saber nem as diferenças entre o sangue venoso e arterial; sem entender o cérebro bicameral ou a “oxidação” nos alvéolos pulmonares..
A ampla maioria das pessoas não tem ideia do que é uma sinapse e geralmente não lê nem 20 livros completos durante toda a vida..
Consequentemente, não deixam legado nenhum..
Você nasce sem pedir, sem saber, com ou sem limitações e em uma família que não escolheu..
Aprende o idioma que tiver pra aprender e é arremessado em uma rotina ou ideologia existencial que você nunca moldou ou quis por esforço de decência psíquica refletir e adaptar..
Casa por que tem que casar..
Compra carro por que tem que comprar..
Cursa direito por que o pai é advogado..
E, as vezes, quando você começa a achar que entende alguma coisa, pode eventualmente pensar que está “velho demais”..
Mesmo sem se lembrar que o seu relógio biológico pode parar a qualquer momento..
Que a rua que você atravessa, distraído lendo as reclamações da sua mulher no celular pode ser a última coisa da sua vida..
Um momento, pode fazer com que você não tenha uma nova oportunidade de olhar nos olhos e abraçar alguém que ama, por mais ordinário que possa parecer..
É, você pode morrer, eu posso morrer, crianças morrem, idosos também..
Todos sem saber especificamente quando, como ou onde..
E ainda, vocês ficam nesta insistência de que são velhos demais, que o tempo passou, sem saber que podem ter ainda belos 30 anos à frente..
Ou mais, ou menos!
E a “vida” vai passar sem te consultar ou precisar da sua opinião..
E quem sabe, se um dia você se encontrar muito debilitado, acamado, você pode subitamente perceber que jogou a vida pela janela!
Viveu o que queriam que você vivesse, passou pelo seu Espetáculo sentado no Auditório..
Neste ponto pode realmente ser tarde..
E talvez você escreva alguma coisa pra alguém ler, alguém que ainda pode fazer o que você queria ter feito, ou fazer “coisa qualquer”, ou simplesmente nada..
Mas alguém que eventualmente leia estas suas ideias e que de certa forma leve um pedaço da sua consciência para o “além” da sua finitude..
Um completo estranho?!
Em um belo Efeito Borboleta, você sem querer, postumamente, pode salvar uma vida (ou várias)..
Tudo pode acontecer o tempo todo..
Quem diria que eu estaria aqui escrevendo quase um “conto” pra você, no dia de hoje..
Quem diria que eu iria, a partir disto, criar uma categoria no meu Blog só para compartilhar um pouco da minha visão e do que eu acho que sei..
A Beleza do Improvável..
Até mesmo por que controlamos pouca coisa em nossas vidas, se pararmos pra pensar..
Isto é algo que eu gostaria que você refletisse melhor..
Veja, a esposa pode ir embora, o filho cresce e muda, de repente me vejo morto no sinal (como no exemplo acima), sou despedido, descubro uma doença, a inflação, o vôo é cancelado, o computador não liga, eu jurava que não iria chover, o trecho está em obras..
Exemplos infinitos..
E só uma “coisa” sempre estará com você (enquanto você estiver, obviamente): a capacidade de PENSAR!!
Então pense e decida!
Decida de forma “leve”..
Quase como alguém que joga uma “moeda para cima”.. rsrs
Pois pouco se sabe sobre o que nos espera logo no outro lado da rua..
Mas, independentemente do que decidir, busque estar bem consigo mesmo..
Se mantenha em Movimento!
Sempre em movimento, afinal, estamos nós queimando freneticamente calorias, totalmente parados no sofá da sala vendo TV pra fugir de uma vida miserável e covarde..
Chamamos de estado basal, me lembro do colégio!
E mesmo não fazendo absolutamente nada, seu corpo está em pura marcha celular, e os átomos, e o planeta e a via láctea inteira!
Um comboio de “tudo” na estrada do “nada”.
Neste contexto, não dá pra ser “sério demais”.
FelipeCFerreira.