O que é Copywriting ou Simplesmente Copy?
Melhorando a sua Comunicação
Definição
Copywriting, frequentemente referido simplesmente como “copy”, é a arte e a ciência de criar textos persuasivos com o objetivo de levar o leitor a tomar uma ação específica.
Seja para vender um produto, assinar uma newsletter ou clicar em um link para deixar dados de contato, o objetivo da copy é persuadir.
A partir de uma pesquisa feita sobre o produto ou o serviço que uma empresa comercializa (junto com outros dados complementares), o papel do copywriter (profissional de copy) é estabelecer uma estratégia de comunicação em diferentes pontos de contato com o seu consumidor.
Tudo isto claro, de acordo com o momento do seu negócio e com recursos disponíveis para tal.
Seja por meio de anúncios online, e-mail marketing, páginas de captura, roteiros para a produção de conteúdo em vídeo, campanhas de recuperação de vendas e remarketing, etc.
Por meio da copy, o consumidor se sente compreendido em sua busca pela solução do problema (seja a busca por um novo automóvel; sobre como emagrecer sem ir na academia; ou ainda adquirir uma nova TV de última geração investindo no máximo 4mil reais), ele entende as vantagens e como a sua empresa pode guiá-lo a atingir aquela transformação.
A comunicação estratégica do copywriting eleva o nível de energia do seu potencial consumidor e o impulsiona a dar o primeiro passo na sua estratégia de marketing, se cadastrando na sua lista, fornecendo um número de contato, ou até mesmo finalizando uma compra no seu site.
O conceito de copywriting não é novo, registros indicam que o publicitário John Emory Powers (USA) foi pioneiro em escrever textos persuasivos em linguagem coloquial para anúncios, recebendo o título de primeiro copywriter da história, ainda na década de 1870.
Ele remonta às primeiras formas de publicidade e marketing.
Outras figuras como David Ogilvy (meu favorito :D), conhecido como o “Pai da Publicidade”, Claude Hopkins, que revolucionou o marketing com sua abordagem científica, e Eugene Schwartz, famoso por suas técnicas de redação de anúncios, ajudaram a moldar o campo do copywriting que utilizamos até hoje.
Por Quais Motivos Devo Me Preocupar com Copy?
O impacto da copy em qualquer estratégia de marketing ou venda é gigantesco.
Os resultados falam por si só, quando comparamos uma empresa que utiliza técnicas de comunicação que envolvem copy, com outra que utiliza do improviso ou só da “intuição” do departamento comercial.
Aqui estão algumas razões pelas quais você deve dar a devida atenção ao copywriting em seu negócio:
Vendas Mais sem Gastar Mais
A copy bem feita é projetada para persuadir (não no sentido malicioso, mas no sentido de conduzir seu cliente a sua solução), e persuasão é a chave para a conversão. Um texto ou um vídeo convincente pode ser a diferença entre um mero visitante casual e um cliente comprador.
A comunicação é baseada em conhecimento (saber analisar e saber fazer), palavras e distribuição da sua mensagem (internet). Simples assim, não precisa dobrar sua verba em anúncios, nem refazer seu site do zero (acredito eu), nem contratar uma auditoria por dezenas de milhares de reais.
Em um mercado potencialmente saturado na internet, onde várias empresas vendem o mesmo produto com os mesmos argumentos e com preços muito parecidos, uma boa copy pode ajudar a destacar sua empresa ou produto, tirando o seu negócio da guerra “sangrenta” dos preços mais baixos.
É a chance de comunicar o que torna sua oferta ÚNICA. Acredite, um detalhe ou ordem de apresentar os elementos de uma oferta que já existe (sem alterá-la) é capaz de trazer mais resultados.
A maneira como você se comunica com o público-alvo ajuda a definir sua marca.
Uma copy eficaz expressa a personalidade do seu negócio, cria uma conexão emocional com a audiência, trazendo autoridade e confiança na sua solução (não existe venda sem confiança).
Através da copy, você tem a oportunidade de (re)construir o valor do seu produto ou serviço, justificando o preço e incentivando a compra da maneira certa, sem precisar ser agressivo ou “falar mais do mesmo” (sendo o vendedor chato).
A copy auxilia na geração de empatia, na reflexão sobre os danos e prejuízos que seu cliente ideal pode estar enfrentando sem a sua solução.
Uma boa copy traz clareza no passo-a-passo sobre a sua entrega, deixa claro a redução dos riscos em comprar de você e cria, na mente do cliente, a percepção de que a sua solução é única e é a melhor alternativa plausível.
Quais São os Elementos de uma Estrutura de Copy?
Copy é uma mistura de ciência e de arte meticulosamente planejada, pois sua comunicação não pode parecer forçada, tendenciosa e, de forma alguma, levar o leitor a duvidar do que você está falando ou da sua credibilidade.
Logo, nosso trabalho precisa ser moldado de acordo com o contexto do seu produto, da sua solução.
Lembre-se, aqui sempre reforçamos que cada segmento de mercado, cada tipo de negócio tem uma jornada de compra, um ciclo de consumo, e isto implica em desejos, expectativas e necessidades diferentes por parte do consumidor.
Vamos passar aqui uma visão global de alguns dos principais elementos e a função de cada um deles na sua comunicação.
Cada canal de comunicação (e-mail, página de vendas, vídeo de vendas, etc.) contemplará um grupo de elementos em uma determinada ordem para que a sua eficiência seja a máxima possível.
Headline – O Título
A depender do seu canal de comunicação, a headline é o elemento principal de visualização do leitor a sua mensagem.
Ela será a maior responsável pela taxa de cliques ou de abertura de e-mails e deve despertar, basicamente, a atenção e gerar a curiosidade (salvo para casos como o Youtube, onde a thumbnail é o elemento visual principal).
É preciso gerar uma conexão forte com o público alvo, e você deve se preocupar também com a sua visibilidade e facilidade de leitura. Evite usar headlines muito longas e sempre revise a qualidade de contato dela com o leitor.
Uma boa headline convida o leitor a dar o próximo passo, fazendo uma promessa que deve ser entregue no conteúdo na forma de um ganho tangível ou intangível.
Você deve pensar estratégicamente em sua headline, não somente em páginas de captura, mas em conteúdos de blog (como este), anúncios online, até mesmo em automações de envio de SMS.
Lembre-se, um pequeno ajuste pode gerar transformações significativas na sua taxa de conversão entre etapas do funil de marketing digital e colocar mais dinheiro no seu fluxo de caixa.
Gancho
O gancho é a primeira impressão depois da headline (as vezes chamado de sub headline). É o momento da justificativa do “ouça-me agora”, é um elemento que soma na decisão do usuário de permanecer para assistir seu conteúdo ou ler a sua carta de vendas, ou simplesmente fazer qualquer outra coisa.
Em uma simples analogia, se a headline foi a nossa “isca”, o gancho é o “puxão firme” na linha de pesca.
Ele deve ressoar com uma necessidade, desejo ou problema do leitor, mantendo-o ancorado e ansioso para ler mais.
É essencial que o gancho seja breve, mas poderoso. Você está competindo com inúmeras outras distrações, então este é o momento de ser audacioso.
Além disso, o gancho deve estar alinhado com a promessa feita na headline, garantindo uma transição suave e coerente para o restante do conteúdo.
Não deixe de contar uma História
A história é o coração emocional da sua copy.
Histórias fazem parte da nossa formação social, desde o início dos tempos, então fique tranquilo(a), ainda funciona e continuará funcionando por tempo indeterminado.
É aqui que você move o leitor, conectando-se com ele em um nível humano.
A história pode ser a sua própria, de um cliente satisfeito, ou mesmo uma narrativa hipotética que ilustra o problema que você está resolvendo.
O objetivo é criar um cenário identificável e que provoque emoção e empatia.
A história precisa ser relevante e dirigir o leitor para a ação.
Ela deve construir um cenário que leva naturalmente ao problema (dor, dificuldade, do que ele não está gostando) e transporte o leitor a conquista da transformação, isto é, como ele vai se sentir na casa nova, fazendo aquela viajem internacional dos sonhos, calçando um tênis de última geração ou qualquer outra coisa que você comercialize.
O foco não é vender o produto em si, mas o que ele proporciona, a sensação, a emoção, o conforto, o desejo, o poder.
A Oportunidade Aqui e Agora
Depois de apresentar o problema (atual) e a solução (prazer futuro), é hora de falar sobre a oportunidade que só você tem.
Não se esqueça, sua comunicação deve ter argumentos que direcionem seu potencial cliente a “ação aqui e agora”.
Somos humanos, nosso cérebro foi feito para poupar energia e nos manter vivos, tendemos a procrastinar e a deixar quase tudo pra depois, mesmo coisas importantes, certo? (risos..)
Este é o “por que agora” do seu argumento. Por que o leitor deve agir imediatamente?
Pode ser uma promoção por tempo limitado (urgência), uma quantidade limitada de itens naquela promoção (escassez), um bônus que só será agregado para os primeiros 30 compradores, etc.
As possibilidades são inúmeras e o “céu é o limite”, o importante é ser honesto e manter sua condição de “gatilho mental”, se são 30 unidades, faça a condição somente para este número.
Queremos que você venda muitas vezes para a mesma pessoa e tenha clientes legitimamente satisfeitos.
Mostre que é Possível e Faça o Pedido (CTA)!
O ceticismo é uma barreira natural na jornada do comprador. Inevitávelmente ele(a) vai pensar..
“Mas será que isso é pra mim?”
“Será que eu preciso mesmo comprar isto agora?”
“Será que eu vou ter tempo”?
“Mas e se eu me arrepender?”
Vou parar por aqui, mas a lista é grande.
Uma das formas de quebrar essas barreiras é mostrar que sim, a sua solução funciona e já funcionou para outras pessoas! Chamamos isto de prova social.
Se você tem uma corretora de seguros, deve ter fotos e depoimentos com clientes satisfeitos; se você tem uma clínica de estética, a mesma coisa.
Você vende itens personalizados para Churrasco? Livros? Qualquer serviço ou produto (dentro do possível), deve ter provas sociais, aprovações de outras pessoas para reforçar seu posicionamento e dar mais segurança ao seu potencial comprador.
Depoimentos, estudos de caso, revisões de especialistas, dados estatísticos, reportagens também podem servir para reforçar seu posicionamento e a sua solução.
Depois de mostrar que sim é possível, que sim seu cliente consegue e que você vai estar junto a ele no processo, é hora de finalizar a sua venda, faça o pedido.
Parece óbvio, mas ainda é comum vermos comunicações, anúncios, onde as empresas não dão o sinal claro sobre “o que o cliente deve fazer agora?”
Sim, fale e seja direto ao ponto.
Em marketing damos o nome de Call to Action (CTA) ou chamada para ação, isto é: clique e fale conosco agora, compre, cadastre-se, saiba mais, faça o download, garanta seu cupom de desconto, reserve sua vaga agora, etc.
Concluindo
Copy nada mais é que a habilidade de embrulhar a comunicação do seu produto ou serviço de uma forma mais atraente e interessante, de forma que se conecte e chame a atenção do seu cliente ideal.
Assim como o processo de vendas, é uma mistura de técnica e arte, que conduz seu potencial comprador em todo o processo de saber que a sua empresa existe, se interessar por você, ter desejo em obter a transformação que você oferta e passar o “MasterCard”.
Finalizando este assunto com chave de ouro, quero reforçar que para se ter resultados satisfatórios, é preciso que você também esteja atento a elementos como a relevânca de se fazer anúncios online (Tráfego Pago), aos dados gerados pelos anúncios (Web Analytics) e a tecnologia que deve ser usada de ponta a ponta (Inteligência Artificial).
Logo, conte conosco se quiser ir mais rápido, com mais qualidade e em menos tempo.